Destaques

SANTUÁRIO DA SANTA CRUZ

Considerado como maior Templo católico do Piauí, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 180 km da capital Teresina, recebe cerca de 100 mil romeiros por ano e é o único Santuário reconhecido pelo Vaticano no Piauí.

A devoção a Santa Cruz já alcançou o terceiro lugar entre as maiores romarias do Nordeste. A história iniciou no final do século XIX, com a revelação do primeiro milagre por intercessão da Divina Santa Cruz, na qual a filha de um vaqueiro, que já estava desenganada, ficou curada após banhar-se no Olho D’água da Santa Cruz. A partir daí, a devoção começou a ser propagada e é cultivada até hoje pelos devotos de todo o Brasil.

Ao longo do ano o Santuário celebra três eventos importantes, que atraem inúmeros romeiros de vários estados, que chegam com um único desejo: tocar a Santa Cruz, gesto com mais de duzentos anos de tradição. A primeira festa é no dia três de maio, em que os fiéis celebram a Invenção de Santa Cruz. Na ocasião, os devotos, em sinal de penitência, se ajoelham, beijam o chão cem vezes e rezam a Ave-Maria. Em setembro acontecem os Festejos do Santuário, os mais importantes do calendário local. Já novembro é marcado pelo Encontro dos Santos. 

O novo Santuário, que levou quase seis anos para ser construído, através das doações dos fiéis, tem capacidade para mais de 3.500 mil pessoas sentadas e foi inaugurado no dia 10 de janeiro de 2016.